Notícias

Deb Findlow: 50 abrigos em 50 semanas

23 DE Maio DE 2018

A Deb Findlow, amiga dos patudos e uma pessoa com ideias incríveis, está a correr os abrigos de Portugal: em 50 semanas vai visitar 50 abrigos e tivermos a sorte de a ALAAR ser um dos escolhidos!
Além de uma ajuda preciosa, deixou-nos um relato também ele precioso!
LEIAM! (e… thank you, Deb)

"Abrigo nº 9 - Ponte de Lima, Portugal.


"Flores e cães? Não combinam!"

Tinha visto um pneu pintado no chão no último abrigo que visitei e tive a ideia de lhe pôr flores dentro. Limpamos o pneu, mas a ideia da flor nunca se concretizou.
Bem, nada temam, porque no abrigo da ALAAR, havia pneus coloridos cheios de plantas e flores POR TODO O LADO!
Na verdade, este foi o abrigo mais colorido que eu vi e era claro que alguém tinha um grande interesse em jardinagem. É a presidente, Sra. Zulmira, e que coisa maravilhosa de se ver. A Filosofia dela? Cercar o abrigo com belas plantas e flores para estimular todos os sentidos tanto dos cães e como das pessoas. Funciona!


"Gostei muito delas e notei imediatamente o amor que têm pelos cães"

Por falar em trabalho, há cerca de 120 cães e talvez 30 gatos. Há cerca de 5 zonas de canil para os cães e muito espaço verde onde eles podem correr quando estão cá fora. Aos fins-de-semana, as pessoas também vêm passeá-los.
Durante a semana fui só eu e as três amigas! Três senhoras que trabalham no abrigo (quase) desde sempre. Elas não falam muito inglês e uma delas não foi tímida e bem me gozou pelo meu pobre português! Eu mereci, o meu português é realmente terrível. Gostei muito delas e notei imediatamente o amor que têm pelos cães, o que é incrível.
Mas de volta à Sra. Zulmira. Ela é linda - pequena e adorável com o poder de um boi! Construiu o abrigo do nada e sem apoio, nem mesmo dos veterinários locais?! Acabou por criar um lugar incrível e agora recebe apoio, o que é ótimo.
Também conheci a Isabel, que tinha sido o meu contacto no Facebook e que também é maravilhosa. Apresentou-me aos cães e falou-me sobre o cão de caça português - o Podengo. A única coisa que eu via de comum entre esses patudos era o pêlo ruivo e branco, oh e são todos muito amigáveis também! O abrigo tinha muitas variações de Pondegos e aparentemente eles são populares entre caçadores, mas descartados muito facilmente se já não serviram o propósito. Faz o sangue ferver! São os cães mais fofos.
De qualquer forma, de volta ao trabalho.


Pop dos anos 80, café e biscoitos

A parte da limpeza foi a rotina habitual - ir para dentro dos canis, tirar o cocó, dar aos cães um carinho, lavar com a mangueira, encher os baldes da água e dar aos cães outro carinho.
Exceto por uma GRANDE diferença - havia música a tocar! Mas não era uma qualquer música antiga… era pop dos anos 80!
Oh meu Deus, o que os pobres cães não sofreram? Eu cantei, eu dancei, cantei para os patudos, dancei com os patudos!! Cantei com mangueiras sujas como microfone, fiz um moonwalk à Michael Jackson no chão também (e ainda) sujo. Estava no céu!!!
Porque nas últimas 10 semanas tenho ouvido a Rádio Portuguesa e admito totalmente, simplesmente ADORO! Música nova, eclética, divertida, diferente e muito melhor do que as estações de rádio do Reino Unido.
Mas havia algo de mágico em ser transportada de volta para a minha infância enquanto limpava este abrigo e isso deixava-me muito feliz!

Outra coisa fixe sobre este lugar é terem uma pausa a meio da manhã, depois de limpar, para café e biscoitos! A primeira vez que bebi café num abrigo! Dias felizes!
Fomos acompanhadas pelos pequenos cães e, claro, a favorita do abrigo, a Safira, que é como uma pequena suricata gorda e amada por todos!
Depois do café é hora de voltar e instalar todos nos respetivos canis e depois, advinham? - hora do tratamento de carne! A comida molhada é um luxo na maioria dos abrigos, por isso os cães adoram. Acho que também é uma boa maneira de nos relacionarmos com os cães. Até os mais nervosos vêm ter contigo para comer comida fresca.
Eu tenho algum desconforto moral em dar-lhes carne, mas isso não é culpa dos patudos e, se isso significa melhorar a vida deles, eu faço-o. Eles não têm muito, coitados.


... e Ponte de Lima!

É realmente um grande abrigo - o tamanho, as flores, os Podengos, as três amigas, a cabana, o café, o rio correndo mesmo ao lado, e, oh, esqueci-me de mencionar que o abrigo está na minha vila favorita (favoritíssima!) de Portugal - Ponte De Lima!
Ponte De Lima merece um post só para si - um lugar incrivelmente lindo.
Então conheci alguns personagens, tanto humanos como caninos, cantei algumas músicas, e descobri um apreço renovado pela flora. Também tenho uma enorme vontade de pintar pneus de carro!

Um abrigo com flores e cães? Genial!"